top of page

Espiritualidade

  • Foto do escritor: Juliana Campana
    Juliana Campana
  • 13 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

ree

A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa. Atualmente, a espiritualidade tem sido bastante estudada no que se refere às suas relações com a saúde humana. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem aprofundando as investigações sobre a espiritualidade enquanto constituinte do conceito multidimensional de saúde; atualmente, o bem-estar espiritual vem sendo considerado mais uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais.

Por que a espiritualidade voltada para o Autoconhecimento e Autodesenvolvimento buscam um caminho para chegar ao Divino (independe de nome ou crença) de forma tão intensa pela sociedade?

A resposta é simples: está em falta dentro de nós. Nosso interior está carente e se sentindo vazio. Temos carro, casa, conquistamos inúmeros bens materiais, mas sempre com a sensação do: "mas está faltando alguma coisa".  O que é essa sensação? Será que o material corresponde a essa necessidade de preencher esse vazio que sentimos e não sabemos explicar o porquê? Qual é a grande revolução na nossa atual sociedade? É o Autoconhecimento! É o encontro com nós mesmos.  A Neurociência nos mostra com tamanha propriedade como funciona a nossa mente.  A cada instante seguinte estamos em transformação. Como funciona então essa ""máquina" que comanda todas essas revoluções?  Será que podemos viver com mais tranquilidade? O que são os sentimento e emoções dentro dessas condições? Dentro desta busca incansável para encontrar a paz e felicidade, onde está a Espiritualidade?

Nossa sociedade doente, vivendo num caminho sem fim a ansiedade e o estresse, cansada desse fardo, busca um caminho para encontrar a tranquilidade junto com a felicidade. É a busca pelo Autoconhecimento que está em "falta". Seja pela prática meditativa, seja através de uma religião ou ainda algum ensinamento filosófico, é fato que essa busca se faz presente na atual mente coletiva. Todos estão buscando algo que não se compra na padaria ou no shopping. Não é palpável. Não está em alguma prateleira.  Algumas pessoas se sentem tão perdidas que experimentam um pouco de tudo (religiões). Claro que é importante conhecer seus ritos e doutrinas, mas ao mesmo tempo, experimentar demais não nos leva até onde precisamos chegar. Procure sentir. Permita que o sentir mostre por afinidade qual o melhor caminho. Reconheça. Neste momento você saberá e sentirá o que é o melhor para a sua evolução agora. Amanhã tudo pode mudar e você seguir outros caminhos, mas foque no hoje e dedique-se. Entregue-se a esta prática que está te recebendo de braços abertos. Pare de pular de lugar em lugar. Percorra este caminho. Ele te mostrará tudo com mais amplitude. A Espiritualidade sabe o que você precisa. Não questione. Entregue-se! Pare de experimentar "produtos" no supermercado da Espiritualidade. Busque aquele caminho que te levará aonde você realmente precisa chegar. Siga a luz e escute essa voz que tanto fala dentro de você.  A espiritualidade nada mais é que uma janela que nos possibilita enxergar além do que está apenas à frente dos olhos. Entre crenças e doutrinas religiosas com o budismo, judaísmo, hinduísmo, catolicismo, espiritismo e tantas outras, a espiritualidade consiste em meios onde o indivíduo é capaz de buscar e encontrar sua própria essência, adequando-se a uma conexão com algo maior que si próprio e, por consequência, tornando-se realizado por atingir o significado de ser e estar. De todo modo, estando ou não atrelada aos preceitos religiosos, a espiritualidade preza por bases como a paz, atuante em defesa da vida. 


Espiritualidade é desprender-se do ego e deixar-se inspirar pelo que acredita ser regente de suas ações, praticando-a no dia a dia. Lembre-se que de nada adianta passar horas dentro de uma igreja, entoar canções e orações, proferir belas palavras, se não há conexão com o verdadeiro significado dos seus atos. Até mesmo entre ateus, onde a crença em divindades é ausente, é possível obter certo nível de espiritualidade. Para estas pessoas, o sentido da palavra pode ser aplicado como uma forma de atingir o ilimitado, reconhecer a linha que delimita os mistérios de nossa existência; permitem-se a crer em experiências que ultrapassam os limites do intelecto. Atualmente, a espiritualidade vem sendo estudada diante de sua eficácia à saúde humana quando estas se encontram equilibradas.

 
 
 

Comentários


​© 2025 por Juliana Campana  - Psicanalista e Terapeuta

bottom of page